quinta-feira, 20 de maio de 2010

O uso da internet como ferramenta na Sociedade do Conhecimento


Antes de analisarmos o emprego da Internet como ferramenta para a construção do conhecimento, faremos uma breve análise sobre a diferença existente entre os termos informação e conhecimento.

Embora tais termos se correlacionem, informação e conhecimento não são sinônimos. A informação constitui um meio para aprofundar conhecimentos antigos ou construir novos entendimentos sobre a realidade que nos cerca. Assim, o conhecimento é o significado atribuído à informação depois de processada interpretada e compreendida.

Pode-se considerar que a informação é uma ferramenta do conhecimento, desde que provida de conteúdo, valor, coerência e consistência. Sem a organização das informações e sua valoração pelo indivíduo ao lado de suas experiências pessoais não há conhecimento.

A Sociedade do Conhecimento requer indivíduos criativos, capazes de criticar de maneira construtiva, trabalhar em grupo, reconhecer seus potenciais, que tenham uma visão global sobre os diferentes problemas que afetam a sociedade a qual pertencem e que sejam dotados de conhecimentos específicos que os habilitem a transformá-la.

Portanto, é função da escola formar esse indivíduo, que não mais carece de uma educação onde as instruções são simplesmente transmitidas pelo professor e copiadas pelo aluno, mas de uma formação mais global, onde se leva em conta a compreensão e manipulação da informação pelo aluno que soma ao processo educacional sua experiência individual, construindo seu próprio saber.

A Internet entra aqui como facilitadora para a aquisição de informações, fornecendo aos alunos recursos para a formação de seu conhecimento, uma vez que, conforme já dito anteriormente, sem informação não há como gerar conhecimento e sem conhecimento não há Sociedade do Conhecimento.

A Internet é um importantíssimo meio de disseminação de informações e sem dúvida constitui um eficaz veículo de informação a serviço do conhecimento, desde que este seja o propósito de quem utiliza a rede. Cabe aos professores conduzirem os alunos ao uso da internet de maneira construtiva, dissociada do conteúdo recreativo que lhe é inerente, propondo a pesquisa de sites seguros e fidedignos.

Diversos autores têm chamado à atenção para a importância da Internet na educação. Dentre eles, Gokhale que considera que a aprendizagem colaborativa dá aos alunos a oportunidade de entrar em discussão com os outros, tomar a responsabilidade pela própria aprendizagem, e assim torná-los capazes de pensamento crítico.

É importante ressaltar, no entanto, que o uso das novas tecnologias, entre elas a Internet, não é ainda uma realidade para a maior parte da população brasileira, que enfrenta grandes dificuldades de distribuição de renda e conseqüente acesso aos meios de comunicação. A escola, portanto, pode ser o único portão de acesso ao uso da Internet para muitos, daí a necessidade do investimento em laboratórios de informática nas escolas públicas e o gerenciamento dos mesmos pelos educadores para que o uso seja direcionado ao aprimoramento da educação.

Sabemos também que o analfabetismo infelizmente constitui uma realidade em nosso país nas suas mais diversas modalidades e que o digital será apenas mais um problema diante de tantos outros contra os quais os educadores terão que lutar.

Fonte: www.centrorefeducacional.com.br
www.unirede.br - Algumas Considerações Sobre a Utilização da Internet no Processo de Transformação da Informação em Saber na Sociedade do Conhecimento

Elaborado por: Fernanda Maria Lozano Monteiro Sanches
Licenciatura em Artes

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